Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de maio de 2016

OLIMPÍADAS - GRÈCIA - BRASIL



1.Olímpia - Grécia



`
ANCIENNE OLYMPIE. Le temple d'Ere vu de l'est.,600 av. J.C. In:Greece,Greece,Griechnlan (s.d.)

Os ideais gregos , 600 A.C. de" mens sana in corpore sano" (mente sã em corpo são ) sobreviveram aqui em Olímpia, e este valor  persiste no mundo até agora como mostram as Olímpíadas.
"Ginástica para o corpo e música para a alma."


 Nestes dias  difíceis que o Brasil está passando, a chama olímpica é a lembrança de que somos parte da mesma humanidade"(Thomas B.: Comitê Olímpico Internacional)
"A tocha olímpica traz uma mensagem traz uma mensagem que pode e deve unir nosso querido Brasil "(Carlos Arthur Nuzman :Comité Olímpico do Brasil)
" O ícone olímpico foi aceso por raios de sol da primavera grega refletidos num espelho, em cerimônia com atrizes representando sacerdotisas gregas, nas ruínas do templo de Hera, em Olímpia".



                                fig. 1








                                fig2











CREPÚSCULO dos deuses.Folha de São Paulo.;ilustrada C1  7 ago. 2016

A ideia da evolução da arte e do critério de representação da beleza é colocada diante da evolução que sofreu desde a época da primeira Olimpíada.
Segundo o crítico de arte Rodrigo Naves " O último corpo apolíneo mesmo é o David de Michelangelo.Este corpo é quase divino,É uma noção de beleza baseada num cânone, que acabou sendo engessado pela academia".Naves, no caso, lembra os os ideais de beleza forjados na Grécia, berço das Olimpíadas." Escultores que viveram a mais de dois milênios, como Fídias e Policleto, criaram ali, um modo de representação do corpo humano, que exaltava a beleza dos músculos em movimento respeitando ao mesmo tempo critérios rígidos de medidas e dimensões...Uma síntese visual de tudo surgiu no sec. XV, pelas mãos de Leonardo da Vinci e seu homem vitruviano...No entanto no Renascimento, com a dissecação de cadáveres a figura tornou-se mais científica, musculosos,lustrosos,perfeitos, mas mais próximos de uma arquitetura, já que os ossos e tecidos deixaram de ser mistério...A arte se desinteressou, Mas esse corpo vai mudando,ou se reinventa (Maria Belluzzo).O esporte parece ter virado do avesso na arte.Mas há exceções.No auge da déco, no início do seculo. passado,o brasileiro Vicente do Rego Monteiro,criou belas figuras estilizadas nadando ou jogando tênis.Nos Estados Unidos,como lembra o crítico Jorge Coli,George Bellows e Thomas Eakins, transformaram lutadores em anti heróis estonteantes, num misto de sedução homoerótica e um espetáculo de força física."Estaria havendo a politização da arte?Para Nelson Leirner, o "esporte ressurge carregado de dimensões políticas".






"Stag at Shrkey's",pintura de 1909 do americano George Bellows,famoso por sua representação de lutas de box.




"Tenis",pintura de Vicente do Rego Monteiro, de 1928.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OLIMPÍADAS - GRÈCIA - BRASIL

1. Olímpia - Grécia ` ANCIENNE OLYMPIE. Le temple d'Ere vu de l'est.,600 av. J.C. In:Greece,Greece,Griechnlan (s.d.) Os ...