Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de maio de 2012

Educação e cultura.

Definições de educação através de instrução programada



1.  A humanidade tem sobrevivido e evoluído constantemente devido à transmissão da CULTURA



 

 Existem autores, que em sua definição de  educação, dão ênfase à transmissão de cultura, "educare".A educação como transmissão de cultura é um fato corriqueiro na vida do homem;é um processo permanente.
Essa  é uma  definição de cunho sociológico.

..


1. A etimologia da palavra educação vem do latim, educare e ex-ducere.
A palavra tem______(duas) etimologias.

2. A primeira etimologia ,educare, significa criar, alimentar e seu sentido (ação exterior), é expresso pelos autores que dão enfase à transmissão cultural.

Assim Educare significa criar,nutrir, alimentar e tem sentido de_____________( acréscimo), expresso pelos que dão enfase à transmissão cultural.

O acréscimo, que se dá aos conhecimentos do educando mediante a ação exterior do professor, visa a transmissão de cultura.
Quando o professor transmite aquilo que ele sabe ele transmite _______________ (cultura).






4. Uma geração recebe de outra seus elementos culturais.

Uma geração recebe da outra a___________(cultura)

5. Desde que o homem existe de um modo consciente sobre a terra, e que vem comunicando-se com os seus semelhantes ele tem transmitido_____________(cultura)

6.A humanidade tem sobrevivido e evoluído constantemente, devido à transmissão de____________(cultura).

O segundo significado etmológico para educação é ex-ducere que significa  conduzir "de dentro para fora", deixando o educando desenvolver-se de acordo com suas possibilidades reais. O conduzir de dentro para fora leva em conta as reais possibilidades do educando.


7.   Ex-educere, significa levar,conduzir de "dentro para fora "(crescimento) e é encontrada nos autores que dão ênfase ao aperfeiçoamento e desenvolvimento do ser humano.
A palavra ex-ducere tem sentido de ______________(crescimento)


Na antiguidade grega clássica, Sócrates, tinha um tipo de ação educativa que procurava "conduzir de dentro para fora" de modo a surgirem  idéias sobre conceitos morais que iriam ser estabelecidos pelos discípulo.
Sócrates procurava trazer à luz as idéias.




Estatua de filósofo em mármore, meados do sec.III a.C.In: DEKOPOLUS,I (fot.)DELFOS ;el emplazamiento arqueologico y el museo.Athens, Olympic Color,(s.d.)

8. Sócrates quando  dialogava com seus discípulos, levava  em consideração o pensamento deles e fazia vir à luz as______________(idéias)


Ambas abordagens, expressas por educare e ex-ducere, são necessárias para a conceituação de educação.O homem não sobreviveria sem a transmissão de cultura  e não poderíamos falar de educação se não considerassemos o desenvolvimento do indivíduo.


O homem , sem  transmissão de cultura, não sobreviveria, porque teria sempre que recapitular as experiências da espécie.
Portanto, não haveria evolução, seríamos como Robson Crusoe na ilha deserta.
Por sua vez, a cultura transmitida e, não incorporada, não possibilitaria o crescimento e desenvolvimento do indivíduo; ele seria como uma "tabula rasa" em que nada seria inscrito.
As definições de educação que dão ênfase ao desenvolvimento,  crescimento, perfeiçoamento, baseiam-se em conceitos sobre a natureza humana e finalidade a ser atingida As definições que focalizam o aperfeiçoamento, desenvolvimento, crescimento, partem de __________________(conceitos) sobre a natureza humana.







9.  Na Idade Antiga (Grécia) os filósofos gregos Platão e Aristóteles, definiram a educação baseando-se em sua concepção filosófica sobre o ser humano.

Platão imaginava o homem possuidor de três almas: apetitiva, irrascível ,racional, e conforme predominasse nele, uma dessas características, ele seria: lavrador, comerciante, soldado, ,filósofo. Platão formulou conceitos sobre a __________________(natureza humana).

10.   Platão achava que os filósofos, os únicos educáveis, possuiam alma racional e poderiam alcançar o bem supremo, o universo das idéias puras, localizado no mundo das idéias. Os únicos educaveis eram para Platão os _______________(filósofos)

11. Aristóteles imaginava três tipos de alma: vegetativa, sensitiva e racional.. O que caracteriza a alma humana é a racionalidade, a inteligência, o pensamento.
Cada ser vivente só tem uma_________________( alma), apezar de ter funções diversas.

12. Aristóteles achava que o homem possuia  em si potencialidades, que lhe permitiriam aperfeiçoar-se , através da hierarquização dos diversos bens existentes.
A natureza humana era para Aristóteles __________________( passível de aperfeiçoamento).


13.  Ele define a educação como "aquisição da virtude (arete) ) ou do bem moral (felicidade), através da hierarquização  das possibilidades existentes no homem. A finalidade da educação é agir para colocar em ato suas potencialidade  existentes e depois , realizar o repouso, fim da atividade.
Através da atualização  das  potencialidades consegue-se o__________________(aperfeiçoamento); e a finalidade é _______________(agir).


14.  Como bons gregos, nem Platão , nem Aristóteles esqueceram a comunidade a que pertenciam pois Platão, visava integrar os indivíduos numa classede acordo com asdiferenças individuais; e Aristóteles considerava o estado, o suporte necessário à educação de todos os cidadãos livres.
Os filósofos é que, possuindo a alma racional, se sobrepunham às outras classes, conseguindo atingir a finalidade educativa expressa por Platão ,que era atingir o Bem Supremo ou mundo das idéias.
Para Platão a finalidade educativa era ____________________(atingir o mundo das ideias).

15.  Na Grécia Antiga, Platão e Aristóteles, se baseiam-se numa ideia de ______________, (aperfeiçoamento), numa concepção sobre a ______________(natureza humana) e numa______________(finalidade) a ser atingida.
Para formularem sua definição de educação eles se baseiam em _____________(conceitos).


16.  Na Idade Média, São Tomás de Aquino, seguindo Aristóteles, (concepção aristotélico-tomista), concebe o ser humano como "Pessoa", única e indivisa, sendo essencialmente boa ou má, mas tendo em si possibilidades de aperfeiçoar-se ( atualização das potencialidades), através de uma nova vida em Cristo.
A definição de São Tomás é baseada em ______________.(conceitos)

17.  Para São Tomás a educação é a realização da "pessoa" humana em suas potencialidades, visando adquirir conhecimentos, capacidade julgadora e virtudes morais: sem esquecer a finalidade última que é uma nova vida em Cristo.São Tomás visa _______________(aperfeiçoamento)






GALILEU GALILEI
                                                                           

18,  Na Època Moderna , surge na pedagogia, a ideia  de desenvolvimento baseado nas possibilidades reais da criança.-tendência psicológica .
 Rousseau ao falar sobre a criança preocupava-se com__________________(suas fases de desenvolvimento).

19.  Até aí , criança era considerada um" adulto em miniatura",  devendo, portanto ,aprender as coisas de um modo lógico, como um adulto. Eles não se  preocupavam com as suas_________________ (reais possibilidades de desenvolvimento).

20 . Rousseau , foi que veio nos dizer que a criança desenvolve -se em  etapas progressivas,de acordo com sua idade.   
Ele se preocupou com as ________________( possibilidades reais )  da criança.

21. Rousseau, dentro do naturalismo pedagógico, considerando a natureza humana como essencialmente boa, prega o afastamento  da criança da sociedade, ( considerada nefasta), para que ela se desenvolva física, emocional e racionalmente, de acordo com suas fases progressivas de desenvolvimento. Rousseau visava o _______________(desenvolvimento) do ser humano.

22. Definindo a educação como " tudo que não temos em nosso nascimento e de que temos necessidade quando crescemos," ele (Rousseau) considerava que, através da educação, deveriamos atingir certo grau de_________________(desenvolvimento).

23. A natureza humana é para Rouseau, " essencialmente boa", isso é um _______________(conceito) de Rousseau sobre a natureza humana.

24.Como ele expõe em seu livro " Émile", a educação deveria ser guiada pelas leis da natureza humana. Ele acredita no homem e em sua capacidade de realizar seu próprio bem na vida. A concepção de Rousseau parte de uma concepção sobre a ________________(natureza humana).

25. Baseando-se na concepção roussoniana de que a natureza do homem é essencialmente boa, Pestalozzi define a educação como "desenvolvimento harmonioso das faculdades humanas, visando atingir a perfeição, a graça e a plenitude".. A definição de educação de Pestalozzi  gira em torno da ideia de ______________(desenvolvimento).

26. Essas definições baseiam-se numa  ideia de ______________(desenvolvimento) do ser humano,
numa concepção sobre sua _______________(natureza) e numa finalidade a ser atingida. 
BIOGRAFIA de Rousseau.. .(Disponível em www.suapesquisa,com/biografias/rousseau htm)




Pestalozzi e seus orfãos em Stanz.



PESTALOZZI.Biografia(1filg).(Disponível em :http://pt.wikipedia.org/wiki/Johann_Heinrich_Pestalozzi)

27.  Para Froebel, "educação é o desenvolvimento de uma vida fiel à sua vocação ".
A definição de educação de Froebel gira em  torno da ideia psicológica de ______________(desenvolvimento).



Froebel (Disponível em http://2anoformacaodocentes.blogspot.com.br/p/biografia-e-contribuicoes-de-froebel.html); http://pt.wikipedia.org/wiki/Friedrich_Fr%C3%B6bel

28. Kant, idealista, define a educação como " desenvolvimento no indivíduo de toda a perfeição de que ele seja capaz".
A definição de educação de Kant gira em torno da ideia psicológica de _______________(desenvolvimento)

29.  As definições de educação desses autores expressam ideia de desenvolvimento e têm caráter religioso ou filosófico.
Essas definições baseiam-se numa ideia de _____________(desenvolvimento) do ser humano, numa concepção sobre sua ________________(natureza) e numa finalidade a ser atingida.

30.  A filosofia religiosa de Froebel fez com que ele desejasse a seus discípulos , o desenvolvimento de uma vida santa e pura.
Vida santa e pura é uma _______________(finalidade) a ser atingida.

31.  Como bom religioso, a finalidade educativa de Pestalozzi, além do desenvolvimento de todas as faculdades, é atingir a perfeição e  graça em Cristo.Essa finalidade ______________ ( não anula) a ideia de desenvolvimento expressa na definição.

32.  Kant achava que o indivíduo devia se desenvolver moralmente. É dele a frase : "o céu estrelado sobre a cabeça, e a lei moral  em nossos corações , faz-nos crer que Deus existe". 
A finalidade educativa é para Kant________________(aperfeiçoamento ) moral.






kant.(acesso 13,mai,2012) Disponível em: http://www.psicoloucos.com/Immanuel-Kant/biografia-de-immanuel-kant.html


33.  Vimos, então que ,a Idade Moderna nos forneceu em pedagogia  a ideia de desenvolvimento, de acordo com as possibilidades _________________(reais do educando).
As definições que giram em torno dessa idéia, pertencem à corrente psicológica ;além disso, as definições não abandonaram as concepções próprias dos autores sobre a ______________(natureza) humana, e ______________(finalidade)_a ser atingida. Temos nessa época definições baseadas em _______________(conceitos)sobre a natureza humana.)


Na virada do sec. XIX para o sec. XX , a posição  é eclética .Encontramos nela os mais variados conceitos sobre educação. Os de natureza mais científica e, os que, se baseiam em conceitos que focalizam o  fato social educação e os que   focalizam o fenômeno, educação.

Entre os pensadores  que contestaram o modelo de escola que existia até então e ,propuseram uma nova concepção de ensino, o belga Ovide Decroly (1871-1932) foi provavelmente o mais combativo.A ideia de que há uma lógica no desenvolvimento dos organismos, implícita na teoria darwinista, guarda relação com a crença de que o desenvolvimento de uma criança pode ser ditado "naturalmente" por seus interesses e suas necessidades. 





OVIDE Decroly,o primeiro a tratrar o saber de forma única (globalizante).(aceso em 13 mai.2012).Disponível em www.revista escola .abril. com.br


34.  Para Decroly a finalidade da educação é desenvolver a vida, já que a finalidade do ser humano é
viver,
A ideia  central da definição de educação de Decroly é _________________(desenvolver) a vida, já que finalidade da educação é _______________(viver).

35. Quando Decroly nos diz que a finalidade do ser humano é antes de mais nada viver,ele exprime uma ideia_______________(filosófica).

36. Para Ortega y Gasset, a vida é construção, programa de ação, fabricação própria e a educação ,deverá ser o meio que favoreça a construção da própria vida.
Educação é para Ortega, preparar-se para a própria _______________(vida)

Para o filósofo José Ortega y Gasset (1883-1955), todas as coisas estão em permanente processo de mudança. Por isso a vida, do início ao fim, é um aprendizado. 
Fiel a esse princípio, sua obra é uma ininterrupta investigação dos grandes temas das ciências humanas, sem simplificações, mas escrita de modo a ser compreendida por leitores não especializados, e isso, o tornou um dos intelectuais mais queridos da Espanha na primeira metade do século XX.  O propósito pedagógico, no sentido mais amplo, faz parte da espinha dorsal de seu pensamento. "O homem tem uma missão de clareza sobre a Terra", dizia. 

ORTEGA Y GASSET; um pesquisador do conhecimento (acesso em 14 mai.2012) Disponível em www.revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagógica/pesquisador-conhecimento-423330.shtml


37. Dewey, anterior tanto a Decroly quanto a Gasset, já havia afirmado que educação é vida , e crescimento contínuo.
A educação para Dewey é ________________(vida)
A finalidade da educação é o _______________(crescimento)

38.  Baseando-se na ideia de crescimento, ele se aproxima da educação como fato, e valoriza todo o fenômeno, pois considera todos os elementos do processo educativo.
Em sua definição de educação Dewey considera todos os elementos do_______________( processo educativo).


Dewey ao conceituar educação leva em conta os elementos :indivíduo, sociedade, interação e conteúdo.


39.  Para Dewey ,a educação do indivíduo é crescimento e organização constante de experiências, através da interação com o meio.
Em sua conceituação Dewey leva em conta o _______________(indivíduo) e o ______________(meio).

40.  A atividade educativa , pela qual a criança cresce no comando da língua materna, é recebida diretamente do ________________(meio ambiente).

41. Para que se dê o crescimento, o indivíduo interage com o meio ambiente aumentando suas ______________( experiências).

42.  Educação para Dewey é pois um processo de _______________(contínuo crescimento).

43.  O meio ambiente vai fornecer ao indivíduo as _______________(experiências necessárias) ao seu crescimento, que vão constituir o _______________(conteúdo) do ensino.
O conteúdo do ensino é elaborado de modo a fornecer ao indivíduo as _________________(experiências) de que ele necessita.

44.  Dewey entende por experiência um processo ativo que aumenta pela interação das capacidades com o ambiente e que se dirige por meio da educação.
A educação fornece ao indivíduo ________________(experiências) necessárias ao seu crescimento.

45. Quando dois elementos interagem entre si, se modificando : Situação e agente; temos novo agente e nova situação, temos uma ________________(experiência).

46.  Se além do conhecimento visual de uma árvore, (experiência), você tem dela outras percepções,
como sua utilização medicinal, resistência, você tem em relação à árvore, outras_______________(experiências).

47. Quando através de suas experiências você chega à reflexão consciente, você está tendo umaa experiência mais ______________(significativa) para a vida humana.

48. Através da reflexão você consegue modificar sua vida e aprender, portanto, vida, aprendizagem, experiência, _______________( não se separam).

Educação para Dewey é vida, processo de reconstrução e organização de experiências, pelo qual lhe percebemos mais agudamente o sentido.Educação não é o resultado da experiência, mas a própria experiência.Para ele são elementos importantes no conceito de educação : o indivíduo, o meio ambiente, a experiência.


49.  As experiências realizadas no ensino, são meios para atingir novos fins, num processo infinito de _______________(crescimento).O individuo quando atinge determinados fins, toma-os como meios para atingir novos_______________(fins), passando por novo processo de crescimento.


50. A educação forja, portanto, as experiências necessárias ao indiivíduo para que se processe seu______________(crescimento).


 Para crescer o indivíduo visa certos fins, que se tornam meios à medida que são alcançados.Portanto os fins, (resultados) da educação se identificam com os meios ( processos), do mesmo modo que a finalidade da vida se identifica com o processo de viver.

51.  Conceituando assim, Dewey identifica os fins com os ______________(meios).

52. Dewey relaciona-se com a corrente psicológica porque dá ênfase ao ______________crescimento (ex-ducere);om a corrente sociológica porque dá ênfase à______________ transmissão cultural (educare); ele é filósofo pragmatista porque  colocou como finalidade o _______________crescimento, identificando fins com meios.

A educação como fato social, não procura saber se o homem é aperfeiçoável e contingente., se organiza hierarquicamente suas qualidades e se, as desenvolve de acordo com sua natureza e finalidade a ser atingida.A educação como fato social preocupa-se com o estudo objetivo e desinteressado dos fatos.


53. A conceituação de educação que focaliza o fato social observável da educação, atem-se à observação e tratamento científico.
Portanto o ponto de vista científico em educação procura observar o ________________( fato social)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OLIMPÍADAS - GRÈCIA - BRASIL

1. Olímpia - Grécia ` ANCIENNE OLYMPIE. Le temple d'Ere vu de l'est.,600 av. J.C. In:Greece,Greece,Griechnlan (s.d.) Os ...