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domingo, 6 de maio de 2012

A força e o poder da educação em Esparta

Os espartanos foram "uma grande excessão na evolução das cidades estado gregas"; eram de linhagem dórica e assumiram uma forma de governo próxima ao absolutismo oriental.
Cercados de montanhas isolaram-se a partir do sec.VI A.C. das outras cidades gregas.
Tinham medo que "idéias democráticas" pertubassem o"status" vivente.
Entretando, do sec.VIII ao VII, A.C.,Esparta não tinha sido tão refratária aos viajantes à música e à poesia. " Os espartanos nesta época arcaica costumavam acolher bem os viajantes e, em homenagem à deusa Artemis Órtia,  faziam , ainda, lindas procissões, em que as moças dançavam ao som de um coro de vozes.
Mais tarde,depois do sec.VI A.C.,quando Esparta fechava-se às influências mais amenas, a única música de que temos notícia é a da flauta, sob cujo compasso, "solenes e impassíveis, dirigiam-se os troianos ao campo de batalha."
A historia de Esparta clássica desenvolveu-se do sec.VI ao V A.C.,sendo que nesta época dá-se o empobrecimento evidente de sua cultura.(1}

1.  Fontes para o estudo de Esparta




Auriga,depois de sua vitoria nos jogos píticos. IV s.a.C.In:-Dekópolus,I. fot.(1)



As fontes para o estudo de Esparta são, para a época arcaica, as escavações do templo de Ártemis Órtia e os grandes líricos Tirteu e Alcman.
Para a Esparta clássica, temos Xenofonte com "A constituição dos Lacedemônios" e Plutarco em "Vidas Paralelas".Adotaremos para nosso estudo o que nos diz Plutarco sobre L|icurgo,o legislador de Esparta.

Em relação a Licurgo, nada se pode dizer , que não seja sujeito a dúvidas; relativo a sua origem, vida morte, leis e governo.Supõe-se que viveu no sec.IX.a.C
Exite ainda a hipótese, de que a obra atribuída a ele, o conjunto de leis espartanas, seja o trabalho de diversos legisladores...


Estádio de Delfos.visto do leste.Se distingue a triple arcada da entrada.In:-Dekópolus,I9 fot.(1)



Corredor,no momento de partida. (2)(1                                                                                              

2. A finalidade da educação espartana.

Em ambas as épocas a finalidade era o adestramento do "hoplita",soldado de infantaria pesada, que se constituía de jovens fortes e robustos, para a maior glória de Esparta.
Toda a sociedade implicitamente estava envolvida na educação e qualquer cidadão podia chamar a atenção de uma criança. A infantaria espartana era famosa e temida em toda a Grécia. Possuíam uma formação cerrada em que o escudo tinha um papel preponderante.
Nascido o filho, não o criava o pai .Levava-o a  em sítio chamado" Lesca", onde os mais velhos da tribo examinavam-no: se fosse bem formado e robusto dispunham para que fosse criado...Se o achavam degenerado ou monstruoso mandavam levá-lo para que fosse exposto num lugar a que chamavam " apotetas" junto ao Tageto"(4)
 Os meninos aos 7 anos eram entregues ao Estado e iam constituir pequenos batalhões ( se assemelhavam aos escoteiros, ou à juventude militarizada de Hitler).

Ele mesmo( Licurgo), encarregando-se de todos á idade de 7 anos; repartia-os em classes, fazendo-os camaradas e amigos, e a brincar juntos. Em cada classe  colocava como responsável aquele  que demonstrava mais juízo, era mais adiantado e corajoso nas lutas, ao qual os outros respeitavam e obedeciam, recebendo dele castigos, pois a escola era de obediência.
Os mais velhos olhavam-nos jogar e levantavam entre eles rixas, para observar o valor, índole e natureza de cada um, assim como valor e perseverança nas lutas.
Aprendiam de letras só o necessário.
Toda a educação era encaminhada para que fossem obedientes, cumpridores do dever e vencedores na guerra.
Por isso, com o tempo de crescimento,cresciam também as provas.: raspavam-se-lhe o cabelo, andavam descalços de desnudos.Quando tinham 12 anos não lhes davam mais que uma roupa por ano.
Assim, macilentos e magros, não tomavam banho, nem usavam óleo, a não ser uma vez ou outra.
Dormiam juntos, em fila e por classe," sobre ramos que eles mesmo traziam, rompendo com as mãos, sem ferro algum, as pontas de cana que nasciam à margem do Eurotas". (rio que banhava Esparta).
Dos 8 aos 16 anos temos a meninice; dos 11 aos 15 a juventude; dos 16 aos 20,a "efebia", que formava o
" ireno", o qual entregava-se a sérios exercícios no manejo das armas. Dos 20 aos 30, exercitavam-se na " criptia"- exercício de caça e matança de "ilotas".
As classes sociais em Esparta constituiam-se em: espartanos, periecos (comerciantes) e ilotas (escravos).(1)



                                         Elmo.620-580.a.C.(2)
..
1.1 O papel do Ireno.


" O"ireno" sentava-se no banquete e a um mandava cantar, a outro dirigia uma pergunta que exigia resposta imediata.Ex Qual dos homens era o melhor? Como lhe parecia tal ação de algum Deste modo costumava julgar o bom e o honesto ( de acordo com a ética espartana, evidentemente), e a discernir as ações dos cidadãos.A resposta devia encerrar a causa e a demonstração, encerrada em breve e curta sentença.O castigo de quem respondia sem atenção, era" ter o polegar mordido pelo Ireno"...A laconia (pouco falar ) e a resistência à dor, eram desenvolvidos para que o soldado não falasse no caso de ser preso e torturado
"Não era menor a atenção que davam ao esmero da linguagem, seus versos tinham aguilhão, que elevava os ânimos e promovia atos animados e ativos A dicção era  simples e sem ornamentos,sobre assuntos graves e morais,constando de elogios aos que haviam morrido por Esparta; ponderava-se sua ditosa sorte, repreendendo os medrosos e fazendo ver a miserável vida que levavam..
Todos os cidadãos eram considerados educadores em potencial e podiam repreender as crianças nos ginásios e nas ruas.(4)


Elmo de Miltiade.(2)


6. Educação das mulheres

"Eram educadas através da ginástica e do esporte para se tornarem fecundas mães de filhos vigorosos.As amas possuiam cuidado e artes especiais.Cuidavam as crianças sem faixa, livres no corpo e membros, fáceis de serem alimentadas, impertubáveis nas trevas,sem medo na solidão e choros importunos.Por isso muitos de outras partes, compravam para seus filhos amas lacedemônias."(1)



7. A "arete" espartana em Tirteu

"O poeta exalta a verdadeira "arete",acima de qualquer outro meio que, no juizo de seus contemporâneos, constituem valor e consideração de um homem. Não dará provas de si na luta, aquele que não for capaz de encarar a morte sangrenta na peleja.Isto é "arete",--exclama comovido o poeta,--este é o título mais alto e glorioso  que um jovem pode alcançar entre os homens. É bom para a cidade, a comunidade e para o povo que o homem se mantenha de pé firme frente aos combatentes e, afaste de sua cabeça qualquer idéia de fuga...Só uma medida existe para verdadeira "arete": a cidade e quanto a favorece ou prejudica.
"Sacrifício de si próprio em honra da polis, quer se caia no campo de batalha, quer se volte triunfante.Mas aquele, que cai entre os combatentes, e perde a vida bem amada, cobre de glória a sua cidade,os seus cidadãos e o seu país, ao ser chorado por todos, moços e velhos, quando jaz com o peito, o côncavo escudo, e a armadura trespassada por muitos projéteis ; a sua dolorosa memória enche a cidade inteira e são honrados entre os homens o seu sepulcro, os seus filhos, os filhos de seus  filhos e toda sua  linhagem ; a honra do seu nome não se estingue jamais , mesmo que jaza no seio da terra, torna-se imortal."(3)




Nike(vitória) of Paeonios. Comemora vitória dos Messenios e Naupatios sobre os Espartanos. (421 a..C.)(2)



1. ESPARTA.-In:-MARROU-IRINÉE. História da educação na antiquidade. SãoPaulo,Univ.São    Paulo,1957
2  ESPARTA,um acampamento em armas.-In:BURNS,Edward. História da civilização ocidental. Rio de Janeiro,Globo,1959.p.157
3. JAEGER.Paideia.Mexico,Fondo de Ccultura Econõmica,1942.
4.. LICURGO. In:-PLUTARCO. Vidas paralelas. Buenos Aires, Joaquim Gil.v.1 p.79-110
5. MANFREDI,Valerio Massimo.Akropolis; a grande epopeia de Atenas; trad.Mario Fondelli Porto Alegre,RS:L±Rio de Janeiro,Rocco,2010.

Gravuras:

1.  .DEKÓPOLOS,I.(fot)In:-KÓNSOLA,Doria.Delfos;el emplazamiento arqueologico y el museo. Athens ,OlympicColor,(s.d.)

2.    .PHOTYNOS,Spyrus. Olympia complete guide .Athens,Olympic,1989.




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